Permuta de imóvel financiado: como funciona?

Permuta de imóvel financiado: como funciona?

Permuta de imóvel financiado: como funciona?

Dificilmente, as pessoas compram imóveis à vista. Sendo assim, a alternativa é o financiamento, pratica em que o comprador tem a dívida quitada por um banco e depois, precisa pagar mensalmente um valor até saldar. Como, geralmente, as parcelas duram anos, quem adquiriu se sente preso a casa ou apartamento. Entretanto, há a possibilidade de realizar a permuta de imóvel financiado.

A permuta de imóveis é uma modalidade onde é feita uma troca de bens imobiliários. Ou seja,  o processo de compra e venda não acontece da forma convencional.

Entenda melhor como funciona a permuta de imóvel financiado no texto de hoje.

Antes de tudo…como funciona o financiamento? 

As condições de pagamento do financiamento variam de banco para banco. Portanto, para saber como funciona um financiamento, é preciso escolher um banco e conversar com o gerente para entender taxas de juros, duração de contrato e ver como funciona a liberação de crédito.

A liberação depende também da entrega de documentos. O requerente precisará apresentar RG e CPF comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda) originais e cópias. A comprovação indicará a capacidade de pagamento das prestações. Também será feita uma análise cadastral para conferir se o nome está no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

O próximo passo é a avaliação do imóvel para entender se o valor corresponde. Caso isso, é feito um contrato, que deve ser assinado pelo vendedor e o requerente. Dessa maneira, o vendedor é pago pelo banco e o comprador precisará quitar a dívida com o banco.

Como funciona a permuta de imóvel financiado?

O grande problema é que, às vezes, antes da dívida ser quitada, as pessoas sentem vontade de trocar de imóvel. Seja por não gostar da localização ou porque a família aumentou, algumas alternativas precisam ser buscadas para contornar a situação.

Para quem quer fazer mudar de residência, a permuta é a melhor alternativa. Além de ser mais confortável, porque tudo é feito em uma só transação, é mais econômico. Os impostos são menores e há a possibilidade de isenção de imposto de renda.

Enquanto em um processo comum, basta encontrar alguém com as necessidades compatíveis, no caso da permuta de imóvel financiado, pode ser um pouco mais complicado. Isso, porque além de encontrar alguém ciente da situação e que esteja disposto a arcar com o financiamento, é preciso consultar a instituição financeira para entender o regulamento.

Em tese, para que a transação seja aprovada, a outra parte precisará passar por uma análise de crédito e demais condições. Caso esteja tudo certo, a permuta pode ser realizada.

 

Permuta imobiliaria

Encontre pessoas dispostas a realizar permuta de imóvel financiado

Como te explicamos, a permuta de imóvel financiado pode não ser muito fácil de realizar. Além da aprovação do banco, a outra parte precisa estar disposta a assumir as parcelas. Encontrar alguém nessas condições pode não ser tão fácil. Para isso, foram criados sites de permuta e aplicativos.

O Rei da Permuta é um aplicativo de uso exclusivo DE quem deseja permutar. O objetivo é tornar todo o processo mais fácil, já que evita a necessidade de imobiliária e corretores.

Quem deseja permutar,  só precisa se cadastrar, colocar as fotos do imóvel e buscar alguém que queira realizar a troca. Não há pagamento de mensalidade. Porém, caso a permuta seja feita, cada parte deverá pagar 3% de comissão, metade do valor exigido pelo CRECI.

Baixe agora na Play Store  e na Apple Store. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *