Comprar ou alugar um imóvel? O que vale mais a pena?

Comprar ou alugar um imóvel? O que vale mais a pena?

Comprar ou alugar um imóvel? O que vale mais a pena?

Quem quer começar uma vida a dois ou apenas morar sozinho se pega em um verdadeiro dilema. “O que é melhor: comprar ou alugar um imóvel?”. Se você quer tomar uma melhor decisão e, principalmente, entender o que vale mais a pena de acordo com o seu perfil, precisa ter acesso ao máximo de informação possível.

Para te ajudar, elaboramos um post explicativo que vai te fazer tomar a decisão por si só e decidir de uma vez se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel.

Como é o processo de aluguel de imóvel?

Muita gente não vê o aluguel de casa ou apartamento como um “projeto de vida”, mas sim como uma transição até ter condições financeiras o suficiente para comprar o próprio imóvel. Mas sabia que, dependendo do seu perfil, viver para sempre no aluguel pode ser uma boa? Conheça as principais vantagens de morar de aluguel.

√ Necessidade menor de capital: quem não tem dinheiro o suficiente para comprar um imóvel, pode alugar pela menor necessidade de capital. Além disso, não há preocupação com o valor para dar de entrada, nem com os custos da transação.

√ Maior mobilidade: se você tem um trabalho que exige constantes mudanças de cidade ou lida com algum outro fator que sabe que não pode ficar muito tempo em um mesmo imóvel, alugar é uma ótima opção. Ao invés de ficar para sempre no imóvel, vender ou colocar para alugar, no aluguel, você só precisa cumprir o contrato. E, se acontecer algo muito urgente, pode simplesmente pagar a multa e sair antes do prazo.

√ Mais dinheiro para investir: se você tem um perfil de investidor pode usar o dinheiro que gastaria na compra de um imóvel e aplicar em algo com grande liquidez.

Quais são as principais desvantagens de alugar um imóvel?

Quem opta por alugar um imóvel, precisará lidar com reajuste no valor do aluguel, conflitos com o locatário, não poderá decorar da maneira que preferir e ainda correrá o risco de precisar escolher um novo local para morar, caso o dono decida que não quer mais aluguel ou quer vender o bem.

Entenda agora como é o processo de compra de um imóvel, para então poder decidir o que é melhor: comprar ou alugar.

Como é comprar um imóvel?

Ao contrário do que muitos pensam, um imóvel não é um investimento, é um patrimônio. Portanto, se você quer deixar algo para seus filhos e/ou quer segurança de ter onde morar para o resto da vida, a melhor opção é a compra de imóvel. Conheça as principais vantagens:

√ Do jeitinho que você quiser: quando as pessoas alugam um imóvel, ficam limitadas para fazer as modificações estruturais e de decorações. Mas, caso opte por comprar um apartamento ou uma casa, poderá fazer o que quiser. Pintar as paredes da cor que preferir ou até mesmo quebra-las.

√ Parcelas fixas: com o reajuste anual dos contratos de aluguel, é meio imprevisível saber quanto irá pagar mensalmente. Se você optar por comprar um imóvel, as parcelas serão fixas, ou seja, sem surpresas ao fim de cada ano. Além disso, há opção de fazer financiamento com parcela reduzida. Isso significa que você irá pagar menos com o passar dos anos.

Quais as principais desvantagens da compra de um imóvel?

Ao comprar um imóvel, você não precisará arcar só com o valor da transação, mas também com os impostos, custos de documentação e possíveis reformas. Em alguns casos, também é pedido até 40% do valor do financiamento. Sendo assim, é preciso ter dinheiro guardado.

Agora que você já conhece as principais desvantagens e vantagens entre comprar ou alugar, entenda o que é melhor.

O que é melhor: comprar ou alugar?  

A resposta é: depende do seu perfil. Se você é uma pessoa que é ligada em investimentos, a resposta é: vá para o aluguel. O dinheiro que você usaria para a compra, pode ser investido em ações ou Tesouro Direto. Você teria um bom retorno.

Em contrapartida, ao optar por comprar um apartamento ou uma casa, você estará investimento no seu futuro e no futuro da sua família. Isso significa que você terá segurança de deixar um patrimônio, caso algo ruim aconteça, além de garantia de que terá um lugar para morar na velhice.

Se ainda estiver indeciso, conte com a ajuda da calculadora e veja por si mesmo o que vale mais a pena: comprar ou alugar.

“E se eu optar por comprar e cansar?”

Muitas pessoas têm medo de investir em um imóvel e cansar de morar no mesmo lugar para o resto da vida. Bom, se isso acontecer, há uma saída fácil. Faça uma permuta imobiliária. A modalidade que está crescendo no mercado. Consiste em, literalmente, trocar de imóvel com alguém que tenha as mesmas necessidades que você. Existem diversas formas de achar interessados, como em sites ou aplicativos, como o Rei da Permuta.

O Rei da Permuta é de uso é exclusivo para quem deseja permutar. Funciona com o sistema de match. Ou seja, você vai marcando os imóveis que gostou e se a outra parte gostar da sua casa ou apartamento também, abre uma janela para que vocês possam negociar.

A melhor parte é que não há mensalidade. O anúncio é gratuito e só será preciso pagar algo caso a permuta seja realizada. O valor é de 3% em cima do valor do imóvel, metade do valor exigido pelo CRECI (corretores).

Baixe agora na Play Store  e na Apple Store. 

Para fazer o cadastro, basta informar seus dados pessoais e anexar fotos de seu imóvel. A aprovação pode chegar em até 24 horas. Depois é só começar a procurar o imóvel que tanto deseja.

Comprar ou alugar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *