Como avaliar um imóvel sem corretor

Como avaliar um imóvel sem corretor

Como avaliar um imóvel sem corretor

Se sua família cresceu ou se apenas quiser mudar para um local mais confortável ou bem localizado, aprender como avaliar um imóvel sem ajuda de um corretor é fundamental. Isso vai te fazer poupar dinheiro e evitar grande burocracia com a presença de uma terceira pessoa na jogada. E por mais que pareça complicado, com um pouco de estudo sobre os critérios de avaliação, você não precisará contratar um profissional.

Em resumo, são levados em conta localização, preço médio na região, tamanho e alguns outros aspectos para calcular o preço ideal.  Aprenda agora quais são todos os critérios essenciais que te ajudam a como avaliar um imóvel.

É importante avaliar um imóvel?

Entender o real valor de um imóvel dá mais poder de negociação e evita perda de dinheiro. Além disso, um aspecto muito importante é que você estará apto a agir levando em conta as taxas de legislações tributárias adequadas ao valor do bem.

E se o seu intuito não é vender, mas usar como garantia na compra de outro bem ou financiamento ou pedido de empréstimo para instituições financeiras, haverá mais abertura na negociação.

Também será benéfico para o planejamento financeiro, já que é muito importante conhecer todos os bens, valores, custos que estão em seu nome. Isso te ajudará, inclusive, a analisar as despesas e e projetar o valor de mercado no futuro.

Qual é o custo da avaliação de um imóvel?

Além de envolver mais burocracia, contratar um corretor para realizar a avaliação do imóvel pode ser custoso. É importante ressaltar que o valor depende muito do profissional e da empresa que presta o serviço. Isso porque há certa liberdade para realizar a precificação. Sendo assim, não há uma média que te deixe protegido dos abusos na cobrança.

A Tabela de Honorários do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) pode te ajudar a ter uma noção dos custos em São Paulo. Mas como dissemos, não há garantia de que será levada a risca. Confira a Tabela.

Entretanto, você pode aprender como avaliar um imóvel e economizar.

 

como avaliar um imóvel

 

Como avaliar um imóvel: critérios para levar em conta

Localização

O principal critério de avaliação de um imóvel é a localização. Em toda a cidade, existem bairros mais valorizados e os menos valorizados. E mais, existem ruas mais tranquilas e outras mais barulhentas. Casas ou apartamentos próximos a centros comerciais, escolas, farmácias e hospitais também têm preços diferenciados. Entenda também se há poluição, segurança e se o acesso aos meios de transporte é fácil.

Características do imóvel

O que você deve levar em conta para estipular o preço:

» Tamanho em metros quadrados

» Quantidade de cômodos

» Quantidade de vagas na garagem

» Se é novo, antigo ou ainda está na planta

» Se tem boa acabamento

» Se tem algum problema estrutural ou infiltração

» Se tem ar-condicionado ou aquecedor já instalado

» Condições de áreas comuns

» Se tem áreas de lazer

» Se tem elevador

Pesquise o preço médio da região

Outra forma de fazer avaliação correta do imóvel é andar pelo seu bairro e pesquisar o valor do metro quadrado. Claro que existem outras questões, como as apontadas acima, que influenciam no preço, mas tome cuidado para não cobrar abaixo da média ou muito acima.

Pesquise imóveis com valor semelhante ao que quer vender

Se você definiu um valor, antes de anunciar, é importante pesquisar outros imóveis no seu bairro que estejam sendo vendidos pelo mesmo preço. É normal encontrar variação, mas é importante se certificar de que não está estabelecendo algo fora da realidade.

Para otimizar seu tempo, procure em aplicativos (link para o texto anterior – nao liberado) ou em sites.

Pesquise no seu próprio prédio ou condomínio

Caso você more em prédio ou condomínio, fale com o zelador ou porteiro para buscar informações de imóveis recentemente vendidos, ou que estão à venda, e sonde os valores.

Conte com a ajuda da Internet para aprender como avaliar um imóvel

Alguns sites são especializados em avaliação de propriedades. Dessa forma, é possível aprender como avaliar um imóvel sem sair de casa. O uso é bem simples. Basta informar a área, número de cômodos, se tem suíte, vagas de garagem e demais característica e será apresentada uma estimativa.

Recomendamos o Quanto Vale meu Apê? pela facilidade e navegabilidade. O serviço está disponível para Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Qual é a melhor maneira de avaliar um imóvel?

A melhor forma de avaliar um imóvel sempre será através da comparação com bens semelhantes e em localizações próximas. Conte com a ajuda da Internet para encontrar os empreendimentos e una esses parâmetros mais facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *