Casa ou apartamento: qual é melhor?

Casa ou apartamento: qual é melhor?

Casa ou apartamento: qual é melhor?

Você já deve ter parado para se perguntar: é melhor morar em casa ou apartamento? Se você está no processo de troca ou quer adquirir o primeiro imóvel, saber essa resposta é mais do que fundamental para que consiga escolher aonde investir o seu dinheiro.  Para te ajudar a fazer essa escolha desafiadora, preparamos uma lista com prós e contras. Leia o artigo completo e decida o que é melhor para você.

Casa ou apartamento: qual é melhor?

Tamanho

Existem casas pequenas e casas grandes. Mas, em geral, a maioria das casas têm mais espaço do que os apartamentos, porque possuem concentração menor de pessoas no mesmo espaço de construção. Isso significa que além dos cômodos serem maiores, o imóvel poderá ter varanda e quintal.

Economia

Ao morar em casa, você estará economizando porque não precisará arcar com os gastos de taxa de condomínio. Isso, a menos que seja em condomínio fechado com inúmeras casas.

Com a redução desta conta, a diferença é enorme. Os reparos são feitos constantemente, principalmente os que possuem área de lazer com piscina, academia e sauna. Além disso, ainda é preciso pagar o salário de todos os funcionários que trabalham no prédio, como porteiro e funcionários da limpeza.

Lazer e Segurança

Porém, morando em apartamento, você tem acesso a diversos espaços de lazer e muito mais segurança.  Morar em apartamento é mais seguro por dois motivos: vizinhos e equipe de segurança. Os vizinhos estão a uma porta ou a um andar de distância, caso aconteça qualquer coisa, você tem para onde correr com facilidade. O mesmo acontece com a equipe de segurança. O porteiro pode te ajudar e as imagens das câmeras de monitoramento podem ser solicitadas, caso precise. Em casas, é necessário instalar um bom equipamento de segurança.

Responsabilidade com manutenção

A manutenção é de responsabilidade total do dono da casa, portanto, caso aconteça qualquer coisa, é ele quem deverá pagar integralmente o valor. É preciso sempre ficar de olho no que precisa ser feito e reparos mais simples para que não ocorram problemas futuros.

Com a rotina corrida da maioria dos brasileiros, é comum não ter tempo para ficar de olho e preocupado com possíveis reparos estruturais. Ao morar em um apartamento, o síndico ou responsável usará a verba da taxa de condomínio para fazer todos os reparos necessários sem que você precise se preocupar. Se você tiver algum problema com eletricidade, abastecimento de água ou infiltração, também poderá recorrer a ele.

Regras e vizinhos

Entretanto, morar em apartamento não é uma maravilha. Pelos vizinhos estarem muito próximos, há grandes chances de que saibam de tudo que acontece na sua vida. Também há a questão das regras de condomínio, como limite de horário de barulho e especificações quanto a uso de áreas comuns. Em caso de não cumprimento, pode levar penalidades financeiras. Em contrapartida, essas mesmas regras que podem ser uma desvantagem para alguns, podem proteger o sossego de outros. Quem opta por morar em casa, por exemplo, não tem para onde correr em casos de barulho alto (só para a polícia e olhe lá…)

(Infográfico comparativo)

Casa ou apartamento: como escolher? 

Escolher entre casa ou apartamento pode ser bem difícil, porque como você pôde notar, os imóveis se complementam. Ou seja, aonde um apresenta desvantagem, o outro apresenta pontos positivos. Portanto, separamos uma lista de coisas que você precisa levar em conta para que faça sua escolha corretamente.

Avalie seu perfil e escolha entre casa ou apartamento

A primeira coisa que você precisa fazer é analisar o seu perfil. Se você é solteiro, gosta de festas e não passa muito tempo em casa, vale a pena investir em um apartamento pequeno. Se você gosta de liberdade e de ter muitos animais, uma casa é uma boa opção. Se você é casado e tem filhos, pense quanto a cria-los em apartamentos, por questões de segurança e lazer.

Avalie a localidade

Pode ser que durante sua busca pelo imóvel perfeito, você encontre uma opção de casa e uma de apartamento e fique em dúvida. Se isso acontecer, você pode avaliar pela localidade. Faça cálculos da distância de trabalho, escola das crianças e principais pontos da cidade.

Orçamento é sempre o ponto mais importante

O melhor imóvel é aquele que você vai conseguir pagar e manter. Se você vai comprar um apartamento que tem a taxa de condomínio muito alta, talvez esteja fazendo uma má escolha. Portanto, avalie também a questão financeira.

Casa ou apartamento: o veredicto 

Se ainda depois das dicas você está com dúvida sobre escolher entre casa ou apartamento, vamos passar uma visão geral de ambos os imóveis. Preste atenção.

Casa → ideal para quem preza conforto, privacidade e espaço.

Apartamento → ideal para quem prioriza segurança, lazer e não tem tempo para se preocupar com manutenções e reparos de imóveis.

Existe casa ou apartamento perfeito?

Nenhum imóvel vai ser isento de defeitos. Quando você estiver em busca, tenha isso  em mente. Mas você precisa focar em encontrar aquele mais próximo do que idealizou  e que caiba no seu orçamento.

Onde encontrar uma boa casa ou apartamento

Se você já tem um imóvel e quer fazer um upgrade, que tal fazer uma permuta? A modalidade está crescendo no mercado e consiste em, literalmente, trocar um imóvel pelo outro. Para que isso aconteça, basta encontrar alguém que esteja disposto efetuar a troca com você.

Pode parecer super complicado, mas hoje em dia, já existem sites de permuta  e aplicativos capazes de te ajudar. O Rei da Permuta é um deles. O uso é exclusivo de quem quer permutar e funciona com o sistema de match. Você vai marcando os imóveis que gostou e se a outra parte gostar do seu imóvel também, abre uma janela para que possam negociar.

Não há pagamento de mensalidade. O anúncio é gratuito e só será preciso pagar algo caso a permuta seja realizada. O valor é de 3% em cima do valor do imóvel, metade do valor exigido pelo CRECI (corretores).

Baixe agora na Play Store  e na Apple Store. 

casa ou apartamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *