Permuta de Imóveis. Guia completo para encontrar o imóvel perfeito

Permuta de Imóveis. Guia completo para encontrar o imóvel perfeito

Permuta de Imóveis. Guia completo para encontrar o imóvel perfeito

Está querendo trocar de imóvel? Então você precisa conhecer a modalidade que está crescendo no mercado: a permuta de imóveis, que permite que o comprador ofereça ao vendedor um bem equivalente ao preço pedido, ao invés de realizar o pagamento em dinheiro. É possível, com isso, que seja feita a troca sem toda a burocracia de compra e venda.

Se você tem interesse em realizar uma troca de imóveis, não deixe de ler esse guia completo com todas informações e dicas indispensáveis para uma negociação de sucesso.

Veja o que vai aprender neste texto: 

1. O que significa permuta
2. Tipos de bens que podem ser permutados
3. Como funciona a troca de imóveis?
4. Vantagens e Desvantagens de permutar um imóvel
5. Os cuidados na hora da negociação
6. Como funciona a corretagem na troca de imóveis
7. Permuta de Imóvel Financiado
8. Permuta de imóveis com valores diferentes
9. Como deve ser feito o contrato para a permuta imobiliária
10. Como declarar no Imposto de Renda de uma negociação de permuta de imóvel
11. Comparação entre Compra x Permuta de Imóveis
12. Como funciona o Rei da Permuta
13. Por que usar o Rei da Permuta

O que significa permuta?

A permuta nada mais é do que um contrato, onde a forma de pagamento não é a moeda financeira. Alguém tem que dar algo para uma pessoa em troca de receber alguma coisa.

→ O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é um acordo feito por duas partes com fim de troca de bens imobiliários. Nessa modalidade, os interessados não passam pelo processo de compra e venda comum.

Conheça os tipos de bens que podem ser permutados:

– Terreno decorrente de loteamento;

– Terreno adquirido com a finalidade de venda, com ou sem construção;

– Casas e apartamentos construídos;

– Casas e apartamentos a construir;

– Prédio construído com propósito de venda como unidade ou autônoma;

– Lote originado de desmembramento de terreno;

– Unidade distinta de incorporação imobiliária;

– Tudo que possa ser incorporado a partir das opções acima, como galpões para indústria, condomínios empresariais e unidades habitacionais.

Troca de imóveis: como funciona?

Qualquer pessoa que queira trocar de imóvel e que deseje utilizar um bem como parte da forma de pagamento de uma propriedade pode realizar a permuta. O único requisito é encontrar alguém disposto a efetuar a troca, além de ter uma postura flexível e saber negociar. No post de hoje, você vai entender todo o passo a passo para permutar seu imóvel, bem como contará com nossa ajuda para encontrar outros imóveis para concretizar seu objetivo.

Para saber o real valor do imóvel a ser permutado, uma avaliação deve ser feita levando em conta localização, tipo (casa, apartamento, prédio, sobreposta), tamanho e outros detalhes importantes, como, em caso de imóveis residenciais, se há vaga na garagem. Com um valor em mente, você pode começar a buscar propriedades equivalente.

Claro que nem sempre a propriedade que você se interessar terá um valor parecido. Se a diferença for muito grande, uma das partes pode pagar o adicional para equilibrar, a chamada “torna”, que é a quantia dada a mais para igualar o valor de coisa que se troca por outra.

Contratar um corretor não é essencial. Na verdade, muitas vezes pode trazer muito mais burocracia para um processo que poderia ser simples. Hoje em dia, existem aplicativos que unem diversas pessoas que querem realizar a permuta. Dessa maneira, a transação é feita uma única vez.

Lembrando que, a permuta também exige que os dois contratantes paguem igualmente pelas despesas geradas com a transação.

Permutando imóveis

Vantagens e Desvantagens de permutar um imóvel

Está em dúvida se deve realizar a permuta de imóveis? Conheça todas as vantagens e desvantagens:

Θ Conheça as vantagens da Permuta de Imóveis 

Economia

Nas negociações comuns de compra e venda de propriedades, o comprador não precisa somente arcar com os custos e impostos da transação. Quem compra,  deve pagar:

  • Valor da corretagem
  • Escritura pública e Registro do imóvel

Em caso de imóvel novo:

  • Taxa de Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária (SATI)
  • Taxa de cessão de contrato
  • Taxa de evolução de obra
  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Para quem vende, as despesas são menores, mas ainda assim significativos:

  • Corretagem (em média 6% do valor do bem)
  • Imposto de Renda sobre o ganho de capital e documentação.

Já na permuta, como há essa “troca”, a despesa seria menor.

Veja a seguir a economia que você terá comparando com compra e venda do imóvel.

Possível isenção de Imposto de Renda

Quando não envolver compensação financeira, devido a valores de bens iguais,  Imposto de Renda sofre isenção. Em casos onde a torna seja igual ou abaixo de R$ 440, também.

Segurança

É comum que quem queira trocar imóveis venda o bem atual para ter dinheiro para comprar outro. Essa prática pode ser muito arriscada, já que ao final da venda, a única coisa que terá será o dinheiro em mãos.

No caso da permuta de imóveis, há uma garantia de que haja um local para morar.

Se o motivo da venda for porque a pessoa tem contas para pagar e quer trocar um bem por algum de valor menor, pode ser realizada a troca por um apartamento de menor valor e cobrar a torna.

Mas antes de assinar qualquer contrato, verifique se o imóvel não tem dívidas ou problemas estruturais não perceptíveis. Nesse caso recomenda-se a contratação de uma assessoria de Engenheiro e Arquiteto e de um advogado.

Conforto

Como o processo faz com que as partes troquem de bens em uma única transação, menor é o tempo de espera para concluir o negócio. Isso acaba se tornando mais cômodo, já que não será preciso tratar dos processos de compra e venda separadamente.

Θ Conheça as desvantagens

Menos opções

Nem todo mundo vai querer realizar a troca de imóveis. Se ainda houverem exigências (como “eu quero uma casa com piscina” ou “quero três suítes”), mais difícil ainda encontrar. Por isso, muitas vezes é preciso aceitar permutar com condições que não seriam as ideais, como não ter suíte ou vaga na garagem.

Baixe aplicativos que são focados exclusivamente para permuta de imóvel, que é o caso do Rei da Permuta.

Negociação

Negociar não é fácil e é bastante cansativo, principalmente porque cada uma das partes está pensando em benefício próprio. Por isso, quando encontrar alguém aberto a conversar sobre a troca com você, tente se manter flexível para evitar conflito de interesses.

O APP Rei da Permuta facilita e muito a negociação do seu imóvel, isso por que só será possível conversarcom o interessado, se ambos tiverem interesse mútuo na troca do bem.

 

Troca de imóvel

Os cuidados na hora da negociação

Tome cuidado na hora de negociar! Como é uma modalidade de troca, você precisa estar atento a todos os momentos da negociação.

Regularidade dos bens

Antes de mais nada, você precisa pesquisar sobre as condições legais do imóvel que você pretende adquirir. Peça ao proprietário acesso aos documentos que comprovam a regularidade. Não deixe de procurar por dívidas e ações judiciais.

Atenção quanto ao contrato

Contratos de compra e venda de imóveis e permuta não são iguais! Por isso, não esqueça de colocar todas as condições da transação no documento. Outro ponto que deve ser inserido é uma garantia de entrega do imóvel, que, caso não seja cumprida por desistência, preveja o pagamento de uma quantia em dinheiro.

Procure ajuda profissional

Não só em casos de permuta, como também de compra e venda comuns, recomenda-se entrar em contato com um advogado. O profissional  pode te dar um suporte na busca de informações sobre a propriedade e garantir que você não seja passado para trás no contrato, buscando interpretações diferentes do que foi acordado e sugerindo mudanças.

Um engenheiro e um arquiteto também são muito importantes, mas, infelizmente, muita gente deixa essa ajudinha de lado. É comum que imóveis tenham problemas estruturais imperceptíveis e, por mais que no momento da compra tudo pareça perfeito, mais para frente pode te dar dor de cabeça. Procure uma assessoria para realizar uma busca por qualquer tipo de problema.

 

Como funciona a corretagem na troca de imóveis

Como já dissemos, você pode realizar a permuta de imóveis sem um corretor. Você não estará só economizando, como também se verá livre de tantas burocracias.

Ainda não existe uma regulamentação quanto a permuta de imóveis no que diz respeito a honorários do corretor. O CRECI (Registro de Corretores) recomenda que seja paga uma quantia igual aos casos de compra e venda (6%). É importante ressaltar que as duas partes devem pagar a porcentagem em cima dos imóveis adquiridos.

Leia mais e entenda porque o APP Rei da Permuta é a melhor opção na hora de trocar de imóvel.

 

É possível fazer permuta de Imóvel Financiado?

Depende da imobiliária. Como é um processo mais trabalhoso e delicado, nem todas aceitam. O primeiro passo é encontrar um corretor disposto a ajudar, para então procurar a Instituição Financeira e consultar o regulamento, além de avaliar a possibilidade de a permuta dar certo.

Apesar de ser uma transação complexa, desde que a outra parte envolvida esteja ciente de que irá precisar assumir o financiamento, dá certo.

Permuta de imóveis com valores diferentes

 

Pagamento de torna

 

Existem duas formas de fazer isso: com a troca de mais bens, que somados dariam o valor equivalente ou permuta com torna.

A torna é pedida quando os valores são muito distantes um do outro, mas, para quem for realizar esse tipo de permuta, a recomendação é que não peça caso seja uma diferença pequena, já que assim você garantirá a isenção do Imposto de Renda. Isso acontece, porque de acordo com a Receita Federal, o custo do imóvel recebido seria igual ao declarado pelo antigo dono. Em casos de compensação, a parte que recebeu o valor extra poderá pagar o imposto de renda.

Como deve ser feito o contrato para a permuta imobiliária?

O contrato da permuta de imóveis deve ser feito por escritura pública e deve ter informações muito claras, como quem tem responsabilidade pelos tributos, data de troca e, principalmente, valor dos imóveis.

Para lavrar a escritura, os responsáveis precisam pagar dois valores: custo do cartório, que depende de uma tabela progressiva (valor do imóvel) e custo com o Imposto sobre Transferências Imobiliárias (ITBI), que é um imposto municipal pago no ato da transferência, que cobra 2% em cima do valor do imóvel.

Modelos de Contratos de Permuta

Como declarar no Imposto de Renda de uma negociação de permuta de imóvel?

A permuta é uma boa estratégia para, no mínimo, pagar menos imposto e, no máximo, alcançar a isenção de referido tributo. Neste último caso, se a permuta se der entre imóveis de mesmo valor, há a isenção. Quando, na negociação imobiliária, há necessidade de pagamento de torna, segundo o art. 123 do Regulamento do Imposto de Renda (Decreto 3000/99), a diferença é tributável.

Por exemplo: se o imóvel que está a venda tem o valor equivalente a R$ 400.000,00, mas o mesmo imóvel foi comprado por R$ 300.000,00, a diferença, (R$100.000,00) é o ganho de capital que é tributável pelo Imposto de Renda.

Base de Cálculo de Imposto sobre a permuta de imóvel

Conforme o Conselho Superior de Recursos Fiscais (atual CARF), o valor a ser considerado é o que consta no instrumento público,  ou seja na escritura, para fins de tributação. Todo o valor que excede ao valor do imóvel que faz parte do patrimônio em uma suposta venda ou aquisição,  será tributável.

Comparação entre Compra x Permuta de Imóveis.

Para que você possa entender as vantagens financeiras de se permutar o seu bem, fizemos um infográfico que compara os valores de Venda x Permuta de Imóvel.

Como funciona o Rei da Permuta?

O aplicativo funciona para buscas de permuta de imóveis. É de uso exclusivo para quem deseja permutar o seu imóvel. Dessa forma, não é preciso recorrer a uma imobiliária e corretores, o que vai evitar exposição excessiva e visitas constantes de profissionais.

O APP foi criado para evitar o processo de compra e venda, o que permite a troca de imóveis com apenas uma transação. Funciona tanto para quem quer fazer um upgrade, quanto para quem quer um apartamento ou casa menor.

Não há mensalidade. Aquele que desejar realizar a permuta só precisa se cadastrar, colocar as fotos do imóvel a ser permutado e navegar em busca de alguém que queira realizar a troca.

Caso a permuta seja feita, cada parte deverá pagar 3% de comissão, metade do valor exigido pelo CRECI exige e que é cobrado por imobiliárias. Com o fim da transação, é só clicar no botão “Faça seu Pagamento”.

Exemplo de comissão:

• Cliente A tem um imóvel de R$ 500.000 –> Deverá pagar R$ 15.000 em comissão.

• Cliente B tem um imóvel de R$ 1.000.00 –> Deverá pagar R$ 30.000 em comissão.

Dicas para anunciar seu imóvel no aplicativo do Rei da Permuta

Passo a passo:

1- Realizar o cadastro pessoal

2- Anexar fotos do imóvel (até 10 imagens), obrigatoriamente uma delas tem que ser da Escritura ou carnê do IPTU que tenha o seu nome ou de algum parente.

3- Aguarde 24 horas pela aprovação. Nesse momento, são avaliadas a qualidade das fotos e se as exigências foram cumpridas. Caso não, será enviado um e-mail pedindo a alteração.

⊗ Lembrando que apenas proprietários de imóveis podem realizar o cadastro no Rei da Permuta.

4- Com a aprovação, é só começar a procurar o apartamento ou casa que mais se adeque as necessidades. Caso encontre um que se interesse, é só só apertar para dar Match. Se a outra parte se interessar, é possível começar a negociação.

5- A visitação dos imóveis fica por conta de quem está negociando, assim como o levantamento de documentos. Entretanto, em casos de insegurança, podem optar por consultoria jurídica. O Rei da Permuta tem um advogado parceiro disponível para levantar as certidões necessárias para realizar a transação.

6- Para pagar a comissão, é só clicar em “Faça seu Pagamento” no próprio aplicativo para pagar a comissão.

Permutando imóveis

Por que usar o Rei da Permuta para negociação do seu imóvel?

Se você tem interesse em realizar a permuta, o Rei da Permuta chegou para facilitar, já que o aplicativo está reunindo em um só local pessoas com o mesmo propósito. Você vai pagar mais barato e vai lidar com menos burocracia.

 

One Reply to “Permuta de Imóveis. Guia completo para encontrar o imóvel perfeito”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *